Bem, o Aulão foi oferecido a nós alunos pela FTD que é a fornecedora do meu material do colégio, e a palestrante era uma corretora do Enem (infelizmente eu não sei ao certo o nome dela, mas no fim do post eu deixo dois contatos que vieram no fim da apostila.
A minha opinião quanto a palestra: achei os convidados a mesma super desrespeitosos com a palestrante que se mostrou super educada ao responder algumas perguntas incabíveis ao momento, aquele tipo de pergunta ''burra'' sabe? Então, e quanto a própria professora, achei o seu discurso um pouco superficial, mas, ela deu dicas cruciais para uma redação excelente no Enem.
Anotei as seguintes dicas:
- As propostas da redação do enem sempre terão como tema principal Homem e Sociedade: Há uma ação do existe e é preciso que o homem valide isso.
- As etapas para a produção de bons textos: a) Conhecer a intenção da equipe avaliadora ao propor os temas - por exemplo, o tema do ano passado não propunha que o aluno julgasse o governo de maneira ruim, apenas deixa o espaço para que o aluno discutisse as coisas boas que a leia seca trouxe (obs.: uma coisa importante na hora de dissertar e argumenta seu texto é que ele nunca seja direto no rumo de julgar o governo como culpado de algo, mas é importante que ele ofereça melhorias nos quesitos que achar incorreto); b) Ter ideia de quais serão os temas possíveis do Enem (até mesmo na hora da elaboração do seu texto essas perguntas ajudam): O que eu li sobre isso? O que eu sei sobre o assunto? O que eu penso sobre isso? Por que eu penso isso?; c) Entender o que a proposta espera do aluno (justamente o que citei no item ''a'') e por ultimo ser um leitor competente (interpretar os textos de maneira concreta).
Os temas possíveis para o Enem 2014:
- Valores na educação familiar/Lei da Palmada;
- O papel da mulher na sociedade;
- A importância do voto consciente/ Democracia (50 anos da ditadura);
- Consumismo e produção de lixo;
- Obesidade infantil x A fome (achei improvável porque poderíamos ver isso como algo a ser destacado negativamente para o governo);
- Dignidade humana - trabalho escravo, tráfico humano (tema da campanha da fraternidade de 2014).
Dicas:
- É valido que na sua redação seja aplicado os dados que a coletânea te oferece;
- Você pode usar os três textos da seguinte maneira: 1º Estará ligado com a sua introdução; 2º Estará ligado com os seus argumentos e defesa e 3º com a sua conclusão;
- Redações com apenas um erro da primeira competência é aceita, a partir do segundo erro evidente é diminuído pontos da nota final;
- A falta de originalidade na intervenção não altera a nota, assim como o título da redação;
- A palestrante indicou que o titulo fosse colocado no texto.
Controle do tempo:
- É necessário que você reserve 1 hora para a elaboração do seu texto;
- As 90 questões podem ser dividas: 1h30 para cada 30 questões;
- Quanto a ordem que você irá responder sua prova vai de acordo com a sua percepção, a dica que a professora ofereceu é que você pode começar com o texto no rascunho, fazer sua prova e quando terminar suas questões dá outra revisada no texto e assim torná-lo oficial.
Um texto considerado nota 1000 deve conter:
- Compreensão da proposta;
- Aplicação de conhecimentos de outras áreas na produção;
- Relacionar épocas e suas intenções.
Competências:
- Competência 1: Demonstrar o domínio da modalidade escrita formal da língua: O aluno deve considerar a linguagem formal obedecendo a sintaxe, regência e colocação pronominal; pontuação; concordância verbal e nominal; escrita das palavras (ortografia/acentuação) e uso de maiúsculas e minusculas.
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo/argumentativo: a) tema - autoria (compreensão do tema, articulação de diferentes perspectivas para defesa de um ponto de vista, utilização de conceitos de várias áreas); recursos argumentativos (citações, alusões, exemplificações, contexto histórico) e uso da coletânea; b) estrutura - introdução (contextualização e tese); desenvolvimento (argumentos); conclusão (proposta de intervenção) e encadeamento e progressão temática, com posicionamento evidente. Obs.: Não pode haver marcas de 1º pessoa no singular (eu) e de interlocução nesse gênero.
- Competência 3: Selecionar, relacionar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: Informatividade - apontar o ponto de vista, eleger argumentos eficazes, imprimindo-lhes efeitos originais e dando-lhes organização própria, de modo que forme uma argumentação lógica, que leve o leitor a concluir o ponto de vista, a tese defendida.
- Competência 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: Coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição); Coesão gramatical (uso de conectivos, conjunções - conectores interparágrafos, que é basicamente a ligação de um paragrafo com outro).
- Competência 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado (ou apenas melhorias ao tema discutido se a coletânea te levar ao caminho de apenas acrescentar qualidades ao assunto), respeitando os direitos humanos: a proposta - está relacionada à argumentação? É abrangente, clara e exequível? Pede conscientização que desenvolvida?; Cuidado com os textos propositivos: apresentam apenas proposta de intervenção e discutem o proposta; Trabalhar mais de uma esfera social que esteja articulada à discussão do tema da argumentação.
Então a apostila e as dicas da palestrante estão dadas, que tal tirar 1000 na redação do ''nenem''? Fora todo o aprendizado a viagem foi super divertida, o terceiro ano se reuniu e cantamos, jogamos, brincamos, dormimos e foi aquela aventura sabe?
E ai estamos nós no banheiro, no ônibus, na sala da palestra e depois que eu cheguei em casa, então ficamos num hotel em frente a praia, mas não tive tempo de tirar foto lá.
Os emails para contato no final da apostila são: Sandra Pietro - sandra.pietro@uol,com.br e Paula Marques - paulamarx@uol.com.br
Se vocês gostam desse assunto sobrem o enem deixem nos comentários que nesse mês que falta para a prova posso dá algumas dicas, mas vou ficando por aqui meus amores e até a próxima! Prometo que vou atualizar todos os posts até amanhã e deixar alguns programas, um beijo e até a próxima!!
0 comentários:
Postar um comentário