Conhecendo Ritmos - Especial Rock

Ahhhh*, nada como falar do meu ritmo predileto não é mesmo? Então se vamos lá nos enchermos de cultura?

Rock (ou roque) é um termo abrangente que define um gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiram e se definiram nos Estados Unidos no final dos anos quarenta e início dos cinquenta e que, por sua vez, evoluíram do blues, da música country e do rhythm and blues. Outras influências musicais sobre o rock ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências foram combinadas em uma estrutura musical simples baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".

O som do rock, muitas vezes, gira em torno da guitarra elétrica ou do violão e utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desde a década de 1970, sintetizadores digitais. Junto com a guitarra ou teclado, o saxofone e a gaita, são por vezes utilizados como instrumentos solo. Em sua "forma pura", o rock "tem três acordes, um forte e insistente contratempo e uma melodia cativante".

Como existem vários tipos de jeitos de fazer rock decidi citá-los e colocar as Bandas que os representam muito bem e a diferença entre eles.

Rock and roll:  Suas origens imediatas remontam a uma mistura entre blues e country, mas com influência de vários gêneros musicais com o rhythm and blues. Um dos seus maiores representantes é Elvis Presley.

 


 O Rock influenciou alguns movimentos como a Era de Ouro, que teve o surgimento dos The Beatles, e também Garage Rock e Power Pop.


Folk rock: A cena folk foi feita de amantes da folk music que gostavam de instrumentos acústicos, de canções tradicionais e de blues com uma mensagem socialmente progressista. Um dos seus maiores representantes foi o Bob Dylan que encabeçou o movimento musical e levou a um grande público canções como "Blowin' in the Wind" e "Masters of War", chamadas de "canções de protesto".

 

Rock psicodélico: A música psicodélica surgiu dentro da cena folk. Umas de suas principais bandas foi o The Holy Modal Rounders que popularizou esse termo.

Rock' progressivo: As bandas de rock progressivo foram além das fórmulas estabelecidas dentro do rock e passaram a experimentar diferentes instrumentos, tipos de canções e formas musicais. Algumas bandas experimentaram novos instrumentos e incluíram seções com instrumentos de sopro e orquestras. As bandas de rock progressivo tomavam emprestado ideias musicais da música clássica, do jazz, da música eletrônica e da música experimental. Uma das bandas mais influenciadas por esse ritmo é a Pink Floyd.

Hard rock e heavy metal: Grupos intensificaram sua maneira de tocar conduzindo suas guitarras rumo ao hard rock. Temos vários exemplos de bandas que seguiram esse ritmo: Kiss, Led Zeppelin etc.

Punk rock:  As letras do punk rock são tipicamente francas e conflituosas em comparação com outros gêneros musicais populares e frequentemente abordam questões sociais e políticas. Uma das musicas mais lembradas desse ritmo é a"Career Opportunities", do Clash.

 

  Rock alternativo: Uma combinação de influências punks com outras de folk music e do rock mainstream (comercial). O R.E.M. foi a de maior êxito imediato; seu álbum de estreia "Murmur".

 

 O Rock no Brasil: Numa época em que a bossa nova predominava, o rock desembarcou no Brasil no fim da década de 1950. Os primeiros sucessos de rock genuinamente brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo, no começo daquela década. Ainda nos anos sessenta, surgiu a Jovem Guarda, primeiro movimento do rock no país e de sucesso entre boa parte da juventude brasileira. Inspirado nas letras românticas e no ritmo acelerado padrão nos EUA, o gênero se popularizou em terras brasileiras através de cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. No final da década, o grupo Mutantes misturou o rock à diversidade da música brasileira. Foram também os primeiros a serem conhecidos no exterior. Décadas mais tarde, seriam redescobertos e mais cultuados internacionalmente. Na virada para a década de 1970, surgiram, no cenário rock brasileiro, nomes como Raul Seixas, Rita Lee e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, o rock brasileiro seguiu um caminho com uma temática mais urbana e cotidiana. Entre os principais destaques comerciais, estavam bandas como Legião Urbana que foi um das maiores bandas de rock dos anos 80 e 90 no Brasil, RPM, Ultraje a Rigor, Ira!, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso. Das entranhas da banda brasiliense Aborto Elétrico, vieram as bandas Capital Inicial e Legião Urbana. Na virada daquela década, a banda brasileira Sepultura - apesar de não estar ligada ao cenário rock do país - se torna um dos principais nomes do heavy metal no Brasil e de destaque no mundo. Nos anos 1990, outros ritmos e estilos ganharam total espaço na mídia nacional, obscurecendo grupos que surgiram no país. O mercado está praticamente fechado para o rock’n’roll, que anda encontrando sérias dificuldades para continuar existindo na cultura brasileira. Ainda assim, grupos como Raimundos e Angra, apesar de o primeiro ser punk e o segundo power metal, ainda estão abrindo espaço para os que ainda devem surgir. Atualmente, as bandas de rock brasileiras mais apontadas no mainstream são Pitty, CPM22, Charlie Brown Jr , Capital Inicial, Skank e Cachorro Grande. É impossível ignorar as misturas que o rock brasileiro traz. Uma banda que possui uma densidade e atitude do rock, mas é considerada oriunda do movimento cultural, musical e regionalista mangue beat é a Nação Zumbi.

 

E depois de ter passado tanto tempo sem postar Conhecendo Ritmos, resolvi dar uma caprichada. Desde já peço desculpa pela edição, os negritos não queriam sair. Eu fiz de tudo! O blogger está muito chato! Mais é isso, espero que gostem e muito bjbjbjbjs.


0 comentários:

Postar um comentário