Curiosidades.
- Renato Manfredini Júnior inspirou-se nos filósofos Jean-Jacques Rousseau e Bertrand Russel, além do cineasta e roteirista inglês Ken Russell, para escolher seu nome artístico: Renato Russo.
- Aos 15 anos, Renato Russo sofreu de uma doença rara chamada Epifiólise, que tira os movimentos de suas pernas, fazendo com que passe o tempo todo sentado ou deitado. O período da doença dura dois anos e neste tempo Renato estudou e leu muito. Tanto que, em 1977, Renato passou direto no vestibular de jornalismo do CeuB (atual Uniceub).
- Em 1979, Renato gravou uma fita cassete, intitulada Saturno Devorando Um Dos Seus Filhos, com suas primeiras composições: Admirável Mundo Novo (Sid Vicious Has Risen From The Grave), Verde-amarelo, Que País É Este, Metrópolis, Quanto Tempo, Ficção Científica e mais quatro faixas sem nome. Ele utiliza o pseudônimo Érico Russo, versão em português do nome artístico que escolheu para sua banda imaginária, a 42nd Street Band.
- Sua primeira banda real foi o Aborto Elétrico, ao lado dos irmãos Fê (bateria) e Flávio Lemos (baixo) - que viriam a formar o Capital Inicial - e André Pretorius (guitarra). O grupo durou de 1978 a 1982, até Renato e Fê se estranharem. Depois, Renato começou a compor e se apresentar sozinho como o Trovador Solitário.
- Lançado em novembro de 1989, o disco As Quatro Estações estourou em todo o País, vendendo mais de um milhão de cópias e lançando de vez a Legião Urbana para o estrelato. Os fãs, cada vez mais fervorosos, acompanham cada passo da carreira de Renato e fazem um trocadilho com o nome da banda: 'Religião Urbana'. O fato incomoda profundamente o cantor, que rechaça a ideia.
- Paralelamente à sua carreira com a Legião Urbana, Renato Russo gravou três discos solo: The Stonewall Celebration Concert, de 1993, e Equilíbrio Distante, de 1995. Em 1997, foi lançado o póstumo O Último Solo, que reúne oito canções que ficaram de fora dos dois álbuns anteriores.
0 comentários:
Postar um comentário