Rascunhando: Diário de uma Paixão - Noicholas Sparks

Oi amores, volteei! Senti uma urgência e saudade de rascunhar um livro para vocês. Estou com a vida a mil, e hoje foi aniversário da minha irmã.. Queria deixar marcado aqui como uma memória e como o próprio livro diz uma contribuição para o mundo, o meu desejo de sucesso e muitos anos de vida à uma das minhas maiores inspirações! Janniany, feliz aniversário. Sem mais delongas, vamos ao rascunhando? É ainda mais especial porque as fotos são minhas <3


Diário de uma paixão foi um livro polemico para mim, no inicio eu não consegui me concentra ao lê-lo, não sei se isso veio porque eu já havia visto o filme incansável vezes, mas conforme lia - mesmo sem o interesse que senti nos outros livros - marcava algumas partes, sempre dominei a opinião de que apesar de não conseguir terminar de ler o livro, ele era repleto de partes bonitas. E conforme marcava e lia percebi algumas diferenças do filme, uma delas é o roteiro de como a história no livro é contada: o livro começa com o final do filme, depois o meio é o inicio do filme e por ultimo o final é totalmente diferente e eu não vou revelar.



Sinopse:

A história começa no inicio de outubro de 1946, quando dois jovens, Noah Calhoun e Allison Nelson, se conhecem e se apaixonam perdidamente. Tudo parece perfeito até que a família de Allie a impede de continuar a vê-lo devido à enorme diferença de classe social. Diário de uma Paixão foi originalmente inspirado na história dos avós da esposa de Nicholas. Quando o autor os conheceu, eles já estavam casados há mais de 60 anos . O amor verdadeiro em si, o carinho e a devoção se sobrepõem às mudanças inevitáveis do tempo, que afetam a todos nós.



A minha sinopse hoje vai ser feita de um jeito diferente, no final do livro existe uma página chamada Perguntas para Discussão, e lá o autor faz algumas perguntas sobre o livro, achei super criativo, porque você testa sua memória e no final conclui o que realmente acha do livro. 

Obs.: Quem não assistiu o filme, creio que as respostas vão dar um pouco de spoiler.

  1. Em certo momento do romance, o personagem Gus diz a Noah: "O meu pai me contava que a primeira vez que a pessoa se apaixona faz com que mude sua vida para sempre, e, por mais que se tente, o sentimento nunca desaparece. Essa garota de quem você me falou foi o seu primeiro amor. E não importa o que você faça, ela vai ficar com você para sempre". Você acha que isso é verdade? Você se lembra do seu primeiro amor? Eu acredito que o primeiro amor marca as pessoas, e não considero primeiro amor a primeira vez que a gente se apaixona, mas justamente o que o Gus fala: ''ele muda sua vida para sempre'', e isso é verdade. Existem pessoas que marcam e mudam nossa vida e sim eu me lembro do meu primeiro amor, e creio que terei outros amores ao longo da minha vida por ser muito nova, mas acho que ninguém irá me marcar como ele me marcou.
  2. A casa restaurada por Noah tem papel fundamental na trama do romance. Na verdade, é um artigo de jornal sobre a restauração que atrai Allie de volta para Nova Berna. Na sua opinião, o que a casa representa? O que isso diz sobre a importância do lugar? Noah restaura mais alguma coisa no romance? A casa é o ponto onde eles selaram o amor que a muito tempo atrás nasceu, é o lugar que eles queriam viver por marcar as lembranças mais importantes daquele verão. Acredito que Noah restaura o amor que estava apagado no coração de Allie, eles nunca deixaram de se amar, só se esqueceram do quando estar perto do outro acendia uma chama inexplicável dentro do dois.
  3. Quando Allie decide visitar Noah "uma ultima vez", você acha que ela queria apenas dizer adeus ou secretamente esperava se apaixonar novamente por ele? Foi uma atitude correta da parte de Allie, que já tinha se comprometido a se casar com Lon, fazer essa visita? Sua resposta seria diferente se ela já fosse casada? Quando Allie leu o artigo viu o seu amor renascer, acho que ela não teria ido até ele se não tivesse certeza que iria se apaixonar novamente, creio que ela queria confirmar se o amor deles ainda estava vivo. A atitude de Allie foi desonesta, apesar de aplaudível, ela foi uma mulher corajosa que se expôs ao perigo pelo seu grande amor e acho que é isso que falta no mundo hoje: pessoas seguras do que sentem e dispostas a se arriscarem por seu grande amor. Minha resposta não mudaria se ela fosse casada, mas o peso sobre suas costas seria um pouco maior.
  4. Quando indagada pela mãe, Allie afirma amar Noah e Lon. Você acha que isso é verdade? É possível amar igualmente duas pessoas? Ou é possível estar apaixonado por duas pessoas ao mesmo tempo? Sim, acredito que seja verdade, mas não acredito que podemos amar duas pessoas igualmente. O amor que Allie sentia por Noah era diferente, ao longo de nossas vidas algumas pessoas nos ensinam a gostar delas, seja pelo seu jeito, ou maneira como nos tratam. Mas quando amamos alguém de verdade, essas qualidades nunca são o bastante para nós, falta no mínimo o defeito que o outro tinha, ou algum detalhe e é isso que torna-se diferente, com o amor verdadeiro nos sentimos completos. E foi isso que aconteceu com Allie, Lon ensinou-a a amá-lo e Noah era o seu amor verdadeiro.
  5. A mãe de Allie se arrepende por ter escondido durante tantos anos as cartas que Noah escrevera para sua filha. Por que sua mãe muda de ideia, especialmente uma vez que o casamento de Allie e Lon estava marcado para dali a três semanas? Você consegue entender as motivações que levaram a mãe de Allie a esconder as cartas? Como mãe, não era função dela zelar pela filha? O que fez ela mudar de ideia, foi reconhcer nos olhos das filha que ela seria mais feliz ao lado de Noah. Não há motivos para explicar os atos da mãe de Allie, mas devemos levar em consideração que ninguém é perfeito, e assim como ela tinha uma vida feliz ao lado de um homem bem sucedido, pensava que talvez Allie fosse mais feliz com o conforto que ela também tinha. Ela tentou igualar a filha a si e esqueceu que Allie era diferente daquele meio em que vivia, contudo buscou o bem da filha em todos os momentos.
  6. Você ficou minimamente surpreso quando, por fim, se revela que Allie decidiu se casar com Noah, ou tinha alguma dúvida? Não posso dizer que fiquei surpresa, porque eu já havia assistido o filme... Mas acho que se tivesse lido o livro sem ver nenhum resquício de nada, diria que não teria ficado surpresa, mas comemoraria, porque para quem vai ler pela primeira vez o mistério é imenso.
  7. No final do romance, o amor de Noah e Allie é tão puro e vigoroso como no início, É possível que a intensidade do primeiro amor dure tanto tempo? Ou é algo fantasioso esperar isso? Apesar do mundo em que vivemos hoje, acredito que existam amores que resistam ao tempo, vemos cotidianamente pessoas que não se amam, apenas se suportam; e acho que isso desmistifica um pouco os amores verdadeiros. Mas também presenciamos amores que duram muito e que são histórias lindas, cheias de superação.
  8. Embora não esteja em suas melhores consdições de saúde, todo dia Noah vai até o quarto de Allie lê para ela o "diário de uma paixão", Por essa razão, o estado de saúde de Allie é melhor do que o da maioria dos outros pacientes de Alzheimer. Você acha isso plausível? A condição de saúde mais estável dela é resultado de ouvir diariamente o relato, ou há forças mais poderosas em ação? O que a devoção de Noah sugere sobre o casamento? E sobre a natureza do próprio amor? Acredito muito em Deus, então eu acho que tudo o que acontece é com permissão dele, colocar Noah na vida de Allie foi premeditado por Deus. Noah considera o seu casamento como a coisa mais preciosa da sua vida e por isso se esforça e permanece intacto nas promessas que fez à sua mulher, e isso torna-se a natureza do próprio amor, ela é o motivo para cada respiração e a força que ele tem todos os dias.
  9. As cartas trocadas entre Noah e Allie, os poemas que os dois compartilham e o diário que Noah lê para Allie todo dia são partes integrantes do romance. Durante a Segunda Guerra Mundial, um livro literalmente salva a vida de Noah. O que isso sugere sobre a palavra escrita? Por que esse poder é tão importante em Diário de uma Paixão? Uma das minhas partes preferidas do livro é quando Noah fala sobre as fotos e as cartas, ''uma contribuição para o mundo'', palavras são respostas para muitas pessoas, um livro é um relato de memórias e pensamentos que nenhum outro ser pode ter igual, revela amor, mistério e através de simples palavras conseguimos sentir variáveis sentimentos e sensações. E esse poder é exprimido em Diário de uma Paixão, Noah ler para Allie reforça o que ela fala na carta dela, que ela voltará de alguma maneira para relembrar o que viveram.
  10. Diário de uma Paixão é um campeão de vendas não apenas nos Estado Unidos, mas em todo mundo, Por que você acha que isso acontece? O que este livro tem que consegue dizer tanto para uma gama tão variada de pessoas? Acho que a leitura é uma forma de suprir a solidão que vive tão presente no dia das pessoas, mesmo acompanhadas muita gente se sente só. O livro repassa uma esperança de amor que não enxergamos diariamente, e as pessoas sentem necessidade de ver ou relatar sobre tais coisas para não se esquecerem que podem amar e se sentirem amadas e alcançar uma gama tão diferente de pessoas significa que o amor não escolhe idade, raça, cor, posicionamento social, está para todos e com todos de forma mais simples que se possa imaginar.
Amei a forma como as perguntas despertam uma visão mais ampliada, que vai além do livro, achei muito criativo e apoio se todos os autores fizerem isso nos seus livros. 

Você é a coisa mais próxima de um anjo que eu já encontrei na vida.




Diário de uma paixão cumpriu todos os quesitos de um livro preferido: me fez chorar, relembrar de muitas épocas da minha vida, riscar ele quase inteiro, me deu inspiração para meu livro e me fez conhecer novas músicas.

- Enquanto lia escutei Maroon 5 (minha nova paixão antiga) <3. E Adele que voltou a marcar minha vida com sua voz poderosa! 

Vou ficando por aqui e até depois meus amores, espero que tenham gostado e aproveitem a leitura como algo poderoso e mágico, beeeeijos! 

Viviane Mello


0 comentários:

Postar um comentário