Coisas que me concentram na hora de escrever

Oi pessoal, como prometi voltaria com algumas dicas para concentração, redação no enem, vindas das coisas que me facilitam e até mesmo dos meus professores. Estou pensando em depois mostrar para vocês as regras de estudo que eu sigo. Mas por enquanto vamos as dicas que tenho para que você possa fazer um bom texto, em casa (como treino), na escola e no dia de um vestibular ou enem.

Primeira consideração: Eu sou o tipo da pessoa que ama escrever ouvindo música, seja ela a mais barulhenta, como a mais calma. Por isso normalmente em casa ou na escola (minha professora permite apenas nessa hora) eu faço minhas redações ouvindo música.

Segunda consideração: Quando quero fazer uma atividade ou me concentrar em algo, diferente de outras pessoas preciso estar na minha cama e com o notebook do lado, eu me controlo bem quanto ao not, mas o celular é um problema.

Terceira consideração: Para ficar mais relaxada, costumo tomar banho, fazer tudo o que tenho a fazer e só assim começar o meu texto (no caso no dia de uma prova de vestibular você pode iniciar fazendo o seu texto - eu faço assim - já que sua mente está livre dos pensamentos do resto da prova).

Ultima consideração: Uso a internet como uma forma de me ajudar, pesquiso sinônimos de palavras, significados e até mesmo um discurso prévio do que seja tal assunto.

No site Uol. coluna Revista Saúde encontrei algumas dicas para a melhoria da concentração, e vou listar apenas o que achei mais interessante:


  1. Para melhorar a sua memória visualauditiva e tátil, observe detalhadamente uma moeda de 25 centavos e outra de 1 real, estudando bem as semelhanças e diferenças de cada uma. Após um minuto, cubra-as com um papel e tente desenhá-las com o maior número possível de detalhes. Depois, avalie seu desempenho, comparando seus desenhos e as moedas. Em seguida, recomece o exercício, colocando as moedas em um saco e tentando descobrir, pelo tato, qual é a de 25 centavos. Durante o exercício, passe os dedos sobre as moedas e imagine-se olhando para elas.
  2. Para associar nomes fisionomias de pessoas conhecidas, faça associações verbais. Se o objetivo é memorizar um nome, como Alcino, por exemplo, ou uma pessoa que tem um bigode marcante, crie uma associação do tipo: “Ele tem um sino na boca”. Quando o encontrar, você certamente lembrará do sino, e a ligação será quase automática. E arrisque. Quanto mais inusitada a associação, melhor para a sua memória - esse execício pode ser aplicado na hora de uma prova de físicamatemáticaquímica e biologia, por conterem nomes e formulas mais complicadas.
  3. Para treinar a sua capacidade de organizar informações, e armazená-las de um modo mais adequado, tente os exercícios de categorização. Observe o quadro.  Agora separe as palavras em quatro categorias. Memorize-as. Quando estiver pronto, reescreva as 16 palavras, categorizando-as. Se quiser, você pode continuar o exercício, para trabalhar a sua capacidade de associar ideias. Basta voltar ao quadro e estudar uma sequência de palavras a cada vez, cobrindo as demais com uma régua. Então, imagine um cenário onde apareçam todas as palavras. Um exemplo: o rato amarelo sentou-se na cadeira e foi esmagado pelo leão, que sentou em cima dele, sem perceber. Dê um título a essa cena: a morte do ratinho. Faça isso com todas as sequências e tente recuperar as 16 palavras. Use essa técnica com quaisquer sequências de palavras que queira memorizar (compromissos do dia ou a lista de compras do supermercado).

Pois bem, essas são as técnicas usadas por mim e algumas recomendações com exercícios para que sua memória e concentração estejam pra lá de ótimas na hora de realizar seu exame! Vou indo nessa e até a próxima babys.


2 comentários:

  1. Menina, graças a Deus já passei dessa fase de Enem (duas vezes ainda) e não preciso mais me preocupar. Mas posso dizer que foi uma das pressões mais tensas que eu já tive! Não consigo me concentrar para estudar ouvindo música! Ela me distrai totalmente! Pra poder escrever uma redação, tem que ser eu, meu lápis e minha folha, sem mais!
    Amei seu post, vai ser de muita ajuda com o Enem e o best (pra quem tem) vindo por aí! Grande beijo!
    http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. KKK, ainda estou nela, na espera total sabe?! Pois é, tenho um amigo que me chama de louca, porque a cada semana estou escutando um rock mais pesado ainda para escrever. Ele diz que ficaria louco kk, mas cada qual com suas doidices mesmo. Obrigada pelos elogios e volte sempre querida :D

    ResponderExcluir